Realizou-se no Centro Mariápolis Santa Maria, situado à Av. Alfredo Bandeira de Melo, 1 – Ana de Albuquerque, Igarassu – PE, 53630-030, nos dias 31 de julho a 02 de agosto de 2026, o XVII Congresso de Humanização e Pastoral da Saúde do Regional Nordeste 2 da CNBB. Estiveram presentes Coordenadores Arquidiocesanos, diocesanos e paroquiais, Conselheiros de saúde, agentes voluntários missionários das diversas paróquias do Regional, totalizando 42.
O evento teve início na sexta-feira à tarde com a oficina “Cuidar de quem cuida e a felicidade, o que tem a ver isso na vida e ação dos voluntários missionários da Pastoral da saúde” – Dr. Bruno Severo.
O tema central trabalhado na manhã de sábado, primeiro de agosto, foi: “E o Verbo se fez Carne e habitou entre nós” (Jo 1,14): Dignidade na moradia, Saúde, acolhimento e Missão!
Foram inclusos alguns subtemas, tais como os citados acima, abordado pelo Dr. Bruno Severo: Cuidar de quem Cuida: o que a felicidade tem a ver com isso? Espiritualidade no processo de Cura; a Importância da Tecnologia na Pastoral da Saúde e recrutamento da juventude na Pastoral; a organização e bem-estar na Pastoral da Saúde; Visita hospitalar como ministério de cuidado integral, compaixão e esperança.
Ao refletimos sobre a expressão “o Verbo se fez carne”, refere-se à Encarnação de Jesus Cristo, o Filho de Deus. É a crença central de que o próprio Deus eterno e infinito assumiu a natureza humana (o corpo e as limitações terrenas), nascendo como um homem para habitar e se relacionar diretamente com a humanidade.
Conforme o entendimento da teologia cristã, essa afirmação, ela se divide em dois significados principais:
O Verbo: Traduz a palavra grega Logos. No Evangelho de João, refere-se à segunda pessoa da Trindade — a Palavra viva de Deus, o próprio Deus, que existia desde o princípio e através do qual todas as coisas foram criadas.
Se fez carne: Significa que Ele se tornou um ser humano de carne e osso. Ele não apenas “parecia” humano, mas assumiu nossa realidade, fraquezas, dores e alegrias, sentindo o mundo exatamente como nós, sem deixar de ser Deus.
A Bíblia também descreve Jesus como a Palavra de Deus encarnada que traz cura e restauração.
A “saúde das pessoas” associada a este conceito pode ser compreendida de três formas principais:
Saúde Espiritual: O propósito central de Cristo fazer-se carne foi curar o ser humano da separação de Deus, oferecendo vida eterna e paz interior.
Saúde Emocional e Física: Durante sua passagem pela Terra, Jesus demonstrou ser o Verbo vivo restaurando enfermos, dando visão aos cegos e acolhendo os marginalizados, o que reflete o cuidado integral de Deus pela vida humana.
Cuidado com o Próximo: Os ensinamentos de Jesus (a Palavra) orientam o respeito, a compaixão e o cuidado com a saúde física, mental e social de todos ao nosso redor.
A programação do Congresso contemplou a Assembleia Geral para deliberar sobre alguns temas entre eles, a eleição da nova Coordenação Regional e seu Conselho Fiscal de acordo com o Estatuto no seu Artigo 18; o regimento interno, local e data do próximo Congresso 2027.
No domingo, dois de agosto, conforme edital de convocação, foi realizada a XVII Assembleia Geral, a qual havia como pauta deliberar sobre os seguintes pontos:
- Eleição da nova Coordenação Regional;
- Formar a comissão para construção do Regimento interno;
- Prestação de contas 2025;
- Congresso 2027;
- Informes e conclusão da Assembleia.
Recife, 02 de agosto de 2026
Pe. Gilberto Luna de Moura
Coordenador da Pastoral da Saúde Regional Nordeste 2
