O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente em 7 de abril, data que marca a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2025, o tema destacado será “A Ação Global para a Saúde Universal”, com foco em superar lacunas e desigualdades no acesso, na equidade e na qualidade dos serviços de saúde para todas as pessoas e povos.
Entre os objetivos específicos da campanha, destacam-se:
- Garantir acesso universal e de qualidade aos serviços de assistência médica, assegurando eficiência e abrangência para todos.
- Promover a equidade na saúde, adotando uma abordagem humanitária justa e solidária, com especial atenção às populações mais vulneráveis e marginalizadas.
- Incentivar estilos de vida saudáveis e sustentáveis, elevando a qualidade de vida e o bem-estar humano.
- Fortalecer os sistemas de saúde, garantindo sua sustentabilidade e financiamento, além de reforçar o controle social, a transparência e a accountability na prestação dos serviços.
- Alinhar-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ampliando o impacto das ações em prol da saúde integral da humanidade.
Esses propósitos nos remetem ao período da pandemia de COVID-19, que evidenciou nossas fragilidades e a interdependência entre os povos e nações na luta contra o vírus. Agora, à luz dos clamores da Terra e dos mais pobres, refletidos na Campanha da Fraternidade 2025, somos chamados a assumir a missão de promover a vida saudável para todos, construindo uma fraternidade universal baseada na partilha e no acesso justo aos recursos de saúde.
Que Nossa Senhora da Saúde nos inspire a tornar realidade o lema da Campanha da Fraternidade 2012: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8).
+Dom Roberto Francisco Ferreira Paz
Bispo Referencial da Pastoral da Saúde Nacional
* imagem: freepik.com
Texto extremamente claro, acessível ao entendimento, até para quem tem estudo de nível médio. Abordagem ampliada, com preocupação com a humanização da atenção à Saúde.
Sou Diác Itamar, assessor da pastoral da Saúde, na diocese de São José dos Pinhais, mas não conheço nada da pastoral e como difundir a pastoral pela diocese. Desejo contar com vossa ajuda para tal. Estou aberto a orientações e educação sobre o assunto.