COMUNICADO OFICIAL
Caros membros da Pastoral da Saúde de todo o Brasil,
Considerando a gravidade do quadro gerado pela pandemia do COVID-19 no Brasil e no mundo, e observando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, Anvisa e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Saúde Nacional, condizente com seus objetivos, buscando ser um instrumento fiel e disponível no enfrentamento a este momento crítico, apresenta as recomendações práticas para a atuação de seus agentes.
É importante lembrarmos que tais ações emergenciais devem ser acolhidas com discernimento e responsabilidade, com total atenção às recomendações das autoridades competentes. Como povo de Deus comprometido com este serviço eclesial no qual estão inseridos muitos trabalhadores da saúde, nos cabe viver e testemunhar com coerência e ternura a samaritanidade e solidariedade evangélica, sendo reflexo do amor de Cristo por toda a humanidade, visando sempre o cuidado pela vida e o bem comum e protegendo, principalmente, os mais vulneráveis: enfermos, pobres e abandonados, preferenciais habitantes das periferias de nossa sociedade.
1. Sejam suspensas as atividades de visita a hospitais, asilos, creches, domicílios etc.;
2. Sejam suspensos todos os eventos de formação, congressos, encontros etc.;
3. Sejam suspensas as atividades tais como: Dia da Saúde, Roda de Conversa, Ações Comunitárias, atendimentos, em âmbito pastoral, realizados por médicos, dentistas, enfermeiros etc.;
4. A teor do cânon 998 do Código de Direito Canônico, seja garantida aos enfermos a devida atenção, assistência e conforto religioso por parte dos sacerdotes mediante a recepção do Sacramento da Unção dos Enfermos.;
5. Que a Sagrada Comunhão seja dada só em uma espécie e preferencialmente na mão, excetuando-se os casos impossibilidade física.
Estas orientações permanecerão em vigor até o dia 31 de março de 2020, ou até que se disponha o contrário. Rezemos, em fraterna solidariedade, por todos os enfermos e por suas famílias. Roguemos a Deus, Pai de todas as consolações, e a Jesus Cristo, o Bom Pastor, pedindo a intercessão de Nossa Senhora da Saúde e de São Camilo de Lellis, para que atravessemos este difícil momento de provação unidos em espírito de constante oração, com sabedoria, esperança e renovada fé no amor misericordioso que nos move adiante.
+ Dom Roberto Francisco Ferrería Paz
Bispo da Diocese de Campos
Referencial da Pastoral da Saúde Nacional – CNBB
Pe. Mauricio Gris -Assessor Eclesiástico
Pastoral da Saúde Nacional – CNBB
Alex Gomes da Motta – Coordenador
Pastoral da Saúde Nacional – CNBB
Para baixar este documento, clique aqui: https://drive.google.com/open?id=1SUkDE83hidnm689Mkp6HRqE7Dz7shHs0
Paz e Bem pelas informações, acolhem os com obediência todas as direções da Igreja. Que a Virgem da Saúde nós conduza.
Em vista de acontecimento tão grave com referência à saúde, todos nós temos que agir com consciência e então cooperar da melhor forma possível. Eu participo da Pastoral da Saúde em Belo Horizonte Minas Gerais na Paróquia São Gaspar Bertoni.
Unidos em Oração juntos venceremos mais esta batalha em nome de Jesus
Muito bem, precisamos cuidar do nosso próximo.
A Diaconia Hospitalar e dos Enfermos da Arquidiocese de Juiz de Fora, em profunda comunhão com todos os envolvidos na luta contra o Covid-19, se une também na esperança de superação, pela força do Ressuscitado.