Formação de Multiplicadores de Motivação e Articulação da Pastoral da Saúde na Arquidiocese de Manaus

Cerca de 150 agentes de pastoral participaram na noite desta sexta-feira (20/10), da abertura da I Formação de Multiplicadores de Motivação e Articulação realizada pela Pastoral da Saúde Arquidiocesana, que reuniu agentes de pastoral da Arquidiocese de Manaus e de outras diocese do Regional Norte 1 – CNBB, no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (Cefam), A abertura oficial do evento, aconteceu por volta das 19h30 com a calorosa boas-vindas do coordenador arquidiocesano da pastoral da Saúde, Paulo Sarraff.

Após esse momento, o mestre de cerimônia convidou os formadores visitantes para compor à mesa e todos ficaram de pé para ouvir o Hino Nacional. Todos os palestrantes foram unânimes em elogiar a acolhida que receberam, desde a recepção no aeroporto realizada pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani.

“Estamos aqui abrindo este encontro muito esperançosos e animados com esse povo acolhedor, com a proposta de conscientizar nossos agentes de pastoral para continuarem muito motivados junto ao enfermo, mas também promovendo vida e a saúde como um direito conquistado que não podemos abrir mão por que saúde é a fonte da vida e, a pastoral da saúde, junto com a pastoral da criança, são as que mais têm salvado vidas, reduzindo epidemias e mortalidade infantil, atendendo à saúde da mulher, sendo uma das pastorais sociais mais atuantes, proféticas e que querem com esses eventos, formarem mais agentes capacitados e comprometidos, missionários do amor, da vida e da saúde plena”, comentou Dom Roberto Paz.

De acordo com os organizadores, os objetivos do evento são: formular um plano de ações para divulgar o que é e o que faz a pastoral; ampliar o auxílio que presta à população mais carente que precisa de apoio e orientação em saúde no momento de suas enfermidades; melhorar a prestação de serviço e desenvolver o projeto farmácia comunitária; além de propiciar informações e conhecimentos necessários aos Agentes da Pastoral da Saúde e Pastorais Sociais da Regional Norte I, sobre atividades desenvolvidas, estratégias e mecanismos que possibilitem ampliar, melhorar e sustentar uma política de saúde onde as novas práticas considerem o ser humano integral, com suas necessidades de atendimento e atenção adequados.

Após a apresentação dos integrantes da Pastoral da Saúde Nacional, teve início a primeira palestra do evento com o tema: O que é Pastoral da Saúde, quais são os objetivos, a missão, a visão e os valores, realizada por Alex Motta, que possui mais de 20 anos de caminhada dentro da pastoral. “Nós vivenciamos a cada momento uma nova experiência, algo novo para que possa vir transformar dentro das nossas comunidades e fico muito feliz com a participação de vocês para que possamos trocar experiências utilizando a metodologia da apresentação de slides e atividades práticas de grupo pois aprendemos muito com os relatos de vocês e isso que faz transformar a pastoral no contexto de cada realidade local”, explicou Alex.

Dando continuidade às atividades no sábado (21/10) com palestras, grupo de trabalho e momento cultural, contando com a participação dos integrantes da Coordenação da Pastoral de Saúde Nacional e do Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, que se pronunciou agradecendo a todos os agentes pelo importante trabalho que realizam junto aos enfermos, pois seguem o ensinamento de Cristo no cuidado aos doentes.

Dom Roberto Francisco Paz, bispo referencial da Pastoral da Saúde, pela CNBB, iniciou o ciclo de palestras falando sobre a Conjuntura Eclesial Atual da Pastoral da Saúde. “Nós estamos aqui para defender o reino, defender a vida, defender o povo, para isso precisamos de espiritualidade para aguentar o trampo diante das situações desafiadoras, por isso necessitamos de uma pastoral profética, esperançosa, animadora”, disse o bispo. Na sequencia o Pe. Renato Prado, palestrou sobre a Dimensão Solidária – Assistência Religiosa ao Doente no Aspecto Bíblico e Psicológico.

Após o intervalo, as atividades retornaram trazendo para estudo a dimensão comunitária da pastoral em dois aspectos: A promoção, educação e campanhas, realizada por Alex Motta, coordenador nacional da Pastoral da Saúde; e Projeto da Farmácia Comunitária, tema ministrado pela Ir. Rosangela. A terceira e última dimensão foi abordada logo após o almoço, realizada por Antônio Pitol, vice-coordenador nacional da Pastoral da Saúde, que falou sobre Dimensão Político Institucional – Direito, Ética, Humanização no Controle Social. Na sequência foi a vez do Dr. Arlindo Gonçalves complementar o assunto ao falar sobre Defensoria Pública da Saúde.
Dando continuidade a programação o no próximo tema foi Planejamento Organizacional, abordado pela assessora de projeto nacional da pastoral da saúde Marlene Salette, que explicou a importância de se planejar desde uma simples visita à um doente, até uma evento de médio e grande porte, encerrando com uma dinâmica de grupo, cuja a principal mensagem deixada foi a importância de se saber “pensar fora da caixinha”, de não ficarmos presos a velhos hábitos e opiniões formadas.

Depois os participantes foram divididos em grupos, para discutir a possibilidade de melhora da pastoral da saúde nas três dimensões: solidária (visitação), comunitária (prevenção) e política (participação das conferencias e conselhos de saúde). “Com esse trabalho em grupo, queremos analisar as possibilidades de melhoras e também as fragilidades, pois, em cima dessas apresentações vamos construir uma síntese que vai indicar encaminhamentos que a gente pode adotar como proposta de ação daqui para frente”, comentou Antônio Pitol, responsável por fazer o relatório final com base nos posicionamentos colocados por cada grupo.

Encerradas as atividades em grupo, foi realizado o sorteio de brindes entre os participantes do encontro que recebiam sua lembrança das mãos de algum membro da equipe da coordenação nacional da pastoral da saúde e, para finalizar o dia, foi realizado o momento cultural, com a apresentação musical de Paulinho Viana, levantador de toadas oficial da marujada de guerra Manaus, trazendo as melhores toadas dos bois Caprichoso e Garantido. “Vim com muito carinho contribuir para esse evento maravilhoso da pastoral, com toadas do boi azul e do vermelho, trazendo um pouco da cultura do nosso estado”, disse o cantor.

Domingo (22/10) foram apresentados os encaminhamentos das metas prioritarias aprovadas pelos agentes com objetivo de implementar na arquidioceses para serem desenvolvidas nas comunidades.

Por fim dando sequencia com a Santa Missa finalizando todos os trabalhos com a benção de envio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *