XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE HUMANIZAÇÃO E PASTORAL DA SAÚDE

O ICAPS e a Pastoral da Saúde Nacional da CNBB, em parceria com o Centro Universitário São Camilo, realizam o Congresso Brasileiro de Humanização e Pastoral da Saúde já algumas décadas. São anos de reflexão e partilha de experiências no mundo da saúde, do sofrimento e da enfermidade. O citado congresso, já faz parte do calendário da Pastoral da Saúde e da formação permanente dos agentes. Com a pandemia, os dois últimos congressos aconteceram na modalidade remota.

Dentro do contexto pós-pandêmico, e tendo em vista os novos desafios para continuar a ação evangelizadora no mundo da saúde, realizou-se nos dias 03 e 04 de setembro, na modalidade presencial, o XLI Congresso Brasileiro de Humanização e Pastoral da Saúde. Organizado para 300 pessoas, inscreveram-se devidamente 205 congressistas, sem contar aqueles que se fizeram presentes em momentos pontuais.

Tradicionalmente, o congresso adota como temática central o tema da Campanha da Fraternidade do ano vigente, ou seja, Fraternidade e Educação. Outros subtemas foram abordados: Pastoral da Saúde e o Centenário dos Camilianos no Brasil; Vivências musicais em ambientes de saúde; Sinodalidade e Pastoral da Saúde; Educação para a Espiritualidade e Saúde; Pós-pandemia: os efeitos da Covid-19 na Saúde do Brasileiro; Relatos de Experiências Pastorais durante a pandemia: Dioceses de Caxias/RJ e São Luiz de Cáceres/MT.

Ao analisar o gráfico das respostas quantitativas do questionário de avalição do congresso, destacamos: 90% respondeu que o encontro atendeu as expectativas; para 90% a linguagem dos palestrantes foi clara; 60% afirmou que a metodologia foi ótima; 55% deu nota 10 para a organização; 57% deu nota 10 para os palestrantes; 50% deu nota 10 para as dinâmicas; 60% deu nota 10 para o local do encontro; para 75% o tempo de duração do evento foi suficiente; para 60% é possível colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Quanto ao retorno presencial, a maioria foi favorável. Pontos a melhorar: disponibilizar antecipadamente o material dos palestrantes; maior tempo para perguntas; apresentação dos congressistas por Estado; presença feminina na abertura da mesa.

Sugestões de temas, na categoria Pastoral da Saúde: abordar as três dimensões da pastoral; relatos de experiências pastorais; ministério sacerdotal e Pastoral da Saúde; assessor eclesiástico e funções; categoria espiritualidade: oficina de espiritualidade; a espiritualidade de São Camilo; categoria saúde: mesa redonda com profissionais da saúde de diversas áreas; Síndrome de Down; cuidados paliativos; envelhecer com alegria e espiritualidade; prevenção de doenças; categoria política: desafios, perspectivas e políticas públicas de saúde; mesa redonda com conselheiros de saúde; categoria outros: vivência musical; fome de justiça e compaixão; situação atual da criança no mundo.

Agradecemos a Coordenação Nacional da Pastoral da Saúde da CNBB, uma parceria buscando sempre mais capacitar os discípulos missionários de JC para evangelizar o mundo da saúde; do apoio da Província Camiliana Brasileira e do Centro Universitário São Camilo que sempre oferta sua estrutura física, profissionais e aparatos técnicos para que os agentes desfrutem deste momento ímpar de reflexão e formação, levando-os, assim, a proporcionar assistência pastoral religiosa de qualidade aos enfermos visitados, com o coração nas mãos e na mente, a exemplo de São Camilo.

Pe. José Wilson C. da Silva, MI

Diretor do ICAPS

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *