O processo de escuta que vai nortear os trabalhos até a na Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, desenvolvido pelo Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) segue recebendo as contribuições até o fim de agosto.
Além das dioceses e organismos, as pastorais da Igreja no Brasil também estão empenhadas na promoção de atividades de formação e de orientação sobre o processo de escuta que pode ser enviado individualmente ou de forma comunitária.
Na área da saúde, a coordenação da Pastoral da Saúde Nacional está no processo de estudo do material metodológico para implementar um documento preparatório com pontos principais ligados à saúde e ao controle social como a assistência primária nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), programa de imunização e consequências da pandemia para a saúde mental.
“Diante dessas realidades estaremos convocando as nossas lideranças regionais, arquidiocesanas e diocesanas da pastoral para também participarem do processo de escuta nos seus respectivos âmbitos, lendo e estudando o documento e realizando oficinas interativas, com objetivo de construirmos um encaminhamento de propostas para serem inseridos na plataforma da Assembleia Eclesial”, destacou o coordenador nacional da Pastoral da Saúde, Alex Motta.
A juventude também está empenhada em colaborar com o processo de escuta da Assembleia Eclesial. Tanto no Encontro Nacional de Jovens Líderes de Novas Comunidades (ENJNC) e no Seminário Civilização do Amor, houve tempo para divulgar e motivar a participação. Esses encontros foram organizados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional.
De acordo com a comissão, no seminário, houve também um trabalho em grupo respondendo a um dos fóruns propostos pelo processo de escuta e este mesmo processo será realizado no encontro de jovens de congregações religiosas que acontecerá dias 30 e 31 de julho. A Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) também teve momento de formação para motivar a participação. Assim, como a Pastoral da Juventude.
Além disso, a comissão para a Juventude da CNBB informou que os referenciais regionais, setores diocesanos de juventude e grupos já foram contatados, pessoalmente e ou por e-mail para participarem do processo.
A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe tem como lema “Somos todos discípulos missionários em saída” e será realizada de 21 a 28 de novembro de 2021, presencialmente no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe.
Como participar:
A escuta é uma proposta aberta a todos, na qual é possível participar através de atividades comunitárias, fóruns temáticos e contribuições individuais, com inscrições feitas através da utilização de uma plataforma de colaboração on-line, no website da Assembleia Eclesial, na seção “Escuta”. É necessário um cadastro no endereço para oferecer a contribuição na plataforma.
Para o processo foram elaborados materiais que já se encontram disponíveis no site da Assembleia da América Latina e do Caribe. O Documento para o Caminho em portugês, está organizado no método pastoral de “ver”, “julgar” ou “iluminar” e “agir”.
Acesse o site da Assembleia Eclesial: https://asambleaeclesial.lat/
Boa tarde sou coordenadora da Pastoral da Saúde da Paróquia São José em Alegrete RS. Trabalho a 12 anos na Pastoral, atendendo os menos favorecidos de nossas comunidades, mas sinto falta de cursos, de orientação, gostaria muito que alguém me respondesse, somos em 4 voluntárias aqui está difícil pessoas que se doem, que queiram trabalhar como voluntário. Um abraço nosso.
Só não achei campo p fazer o curso da pastoral d saúde. Preciso tanto.