Formação Arquidiocesana da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Uberaba – MG

No dia 29 de julho de 2018 foi realizada a Formação Arquidiocesana para Agentes da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Uberaba-MG em parceria com a Coordenação da Pastoral da Saúde do Regional Leste 2 CNBB.

O evento foi um sucesso, pois tivemos presença significativa dos Agentes da Pastoral.

A Coordenação da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Uberaba fez contatos com as paróquias divulgando o evento e esclarecendo da importância dos Agentes e demais interessados em conhecer as atribuições da Pastoral para estarem atualizados com as atividades. Padre Selmo – Assessor Espiritual da Pastoral, falou sobre os objetivos gerais, a missão, a visão, os valores e os objetivos estratégicos da Pastoral da Saúde; inclusive demonstrando a saúde na antiguidade e na Bíblia – Antigo Testamento e Novo Testamento.

Esclareceu aos Agentes presentes que a Espiritualidade e o Comprometimento são pontos fundamentais para desenvolver os trabalhos na Pastoral da Saúde.

A Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Saúde – Ana Maria Freitas Oliveira falou sobre as Dimensões Solidária e Comunitária da Pastoral, exemplificando sua vivência na Pastoral da Saúde da Paróquia Santa Maria Mãe da Igreja (N.S. Aparecida de Uberaba) e demonstrando aos Agentes presentes que o trabalho da Pastoral é de muita importância, e que quando voltamos das visitas, quer sejam nas residências, nos Hospitais, Pronto-atendimentos ou Asilos, nos sentimos gratificados por servir aos Irmãos e Irmãs que necessitam de nossos trabalhos.

Esclareceu que além da questão espiritual onde levamos a Palavra de Deus aos doentes e familiares, também constatamos algumas necessidades socioeconômicas que na maioria das vezes conseguimos soluciona-las, pois realizamos eventos para angariar recursos financeiros para cobrir as despesas das demandas levantadas nas visitas realizadas na Comunidade. Temos algumas órteses e próteses (muletas, cadeiras de rodas, de banho) que emprestamos a quem precisar.

Jurandir Ferreira – Coordenador da Pastoral da Saúde do Regional Leste 2 da CNBB, falou sobre a Dimensão Político-Institucional da Pastoral da Saúde, alertando aos Agentes de Pastoral sobre o momento importante que estamos, pois a CNBB, na 54ª Assembleia Geral em Aparecida – de 6 a 15 de abril de 2016, aprovou no dia 14 de abril, o texto do Documento 105 “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt. 5,13-14) e que a Igreja no Brasil no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, à 25 de novembro de 2018, está celebrando o “Ano do Laicato” com o tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt. 5,13-14), com o objetivo de estimular o protagonismo dos Cristãos Leigos e Leigas. Demonstrou ainda o momento político que estamos atravessando onde haverá eleições gerais para Deputados Estaduais e Distrital, Deputados Federal, Governadores, Senadores da República, Minas vamos eleger dois dos três existentes, e Presidente da República. Precisamos nos informar e ver quem estão com propostas que atendam às nossas necessidades. Foi citado que há na Constituição Brasileira no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias–ADCT, art. 26, que o Congresso deverá realizar auditoria pública para verificar a questão da dívida e que nunca “deixaram” que crie a Comissão para realizar as atividades. Este é o momento de ver quem se compromete conosco a lutar para que seja realizada a Auditoria Cidadã da Dívida Pública e ver se realmente ainda estamos devendo ou se já pagamos tudo que devíamos.

Foi esclarecido sobre a responsabilidade das Pastorais da Saúde Paroquiais, em cada município, ocuparem os cargos nos Conselhos Municipais de Saúde, pois é de fundamental importância para que tenhamos acesso às informações sobre a Gestão na Assistência à Saúde e de como estão aplicando as verbas, evitando que haja desvios nas suas finalidades e consequentemente evitando corrupção.

Finalizando, foi informado que haverá no dia 11 de novembro de 2018 o Congresso do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Uberaba com a presença de profissional qualificado para falar sobre a Auditoria Cidadão da Dívida Pública e que toda a Comunidade será convidada a participar.

A Coordenadora Arquidiocesana Ana Maria convocou todos/as Agentes de Pastoral para estar conosco no Congresso Interdiocesano da Pastoral da Saúde que será realizado no dia 18 de novembro de 2018 em Uberaba e agradeceu a presença dos Agentes da Pastoral da Saúde presentes, principalmente os da Cidade de Romaria.

A formação foi encerrada com uma roda de oração e a bênção do Padre Selmo.

Jurandir Ferreira
Coordenador da Pastoral da Saúde – Regional Leste 2 CNBB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *