O Mês de Dezembro Também é Marcado Pela Luta Contra o Câncer de Pele

O corpo humano não é capaz de ver a exposição da pele aos raios ultravioleta porém é capaz de sentir. Essa exposição é um dos maiores índices de risco de desenvolver o câncer de pele. É uma doença traiçoeira, onde o indivíduo tem dificuldades em percebê-la, a princípio é indolor muita das vezes apresentando fases assintomáticas. Portanto, é imprescindível não negligenciar o cuidado meticuloso com o próprio corpo, pois será uma grande ferramenta para antecipar um diagnóstico assertivo (PEDROSA, 2024).

É uma patologia muito comum entre homens e mulher no Brasil. Há quem se engana ao acreditar que somente as pessoas de pele branca deve utilizar o protetor solar. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, 30% dos tumores malignos são causados pela doença. Por isso, com a ideia de conscientizar a população sobre métodos preventivos contra esse tipo de câncer, criou-se a campanha Dezembro Laranja (PEDROSA, 2024).

Essa campanha foi criada em 2016 pela Assembleia Legislativa do Paraná, pela lei 18.829/2016. Onde certifica a realização de ações preventivas e promoção em saúde à respeito do Câncer de pele. Em 1999 iniciaram inúmeras assistências à indivíduos com esse tipo de patologia, porém somente em 2014 foram criados métodos eficazes para combater a doença (CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO PARANÁ, 2023).

Existem diversos tipos de câncer de pele. No último levantamento de estatística sobre novos casos da doença, no ano de 2023, entre os homens foram 4.780 câncer não melanoma e 4.300 nas mulheres. E melanoma foram 290 nos homens e 320 nas mulheres. Somente 177 mil novos casos são causados pelos carcinoma basocelulates e pelos espinocelulates. Porém, o melanoma é mais raro e o mais agressivo. Aparentemente é uma simples pinta que muda de cor, de proporção e aparência que pode vir a sangrar, pode avançar e tornar-se uma metástase. E existe o câncer não melanoma, que é muito comum, recorrente e não é tão agressivo. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento do começo ao fim de forma gratuita para todos os tipos de câncer de pele (CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO PARANÁ, 2023).

Beathriz Helena Cordeiro Duarte
(Assessora de Comunicação da Pastoral da Saúde Nacional)

Referência Bibliográfica:

Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná. DEZEMBRO LARANJA REFORÇA OS CUIDADOS DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PELE; AÇÕES COMEÇAM NESTE SÁBADO (2). CRMPR, 2023. Disponível em <https://www.crmpr.org.br/Dezembro-Laranja-reforca-os-cuidados-de-prevencao-ao-cancer-de-pele-acoes-comecam-neste-s-11-58725.shtml>

Pedrosa L. CÂNCER DE PELE. Radio Agência, 2024. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2024-12/dezembro-laranja-alerta-para-prevencao-do-cancer-de-pele-no-brasil>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *