Pessoas com Diabetes na Páscoa

Como uma pessoa com diabetes pode aproveitar a Páscoa?

A diabetes mellitus é uma doença caracterizada pela baixa produção ou má absorção da insulina. A insulina é um hormônio que mantém e controla a glicose no sangue, assegurando energia para o organismo. A diabetes amplia a quantidade de glicose no sangue o que pode ocasionar degenerações no coração, no sistema circulatório, nos olhos, rins e no sistema nervoso e em alguns casos pode levar o paciente à óbito.

Conforme as últimas pesquisas realizadas pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) há mais de 13 milhões de brasileiros que sofrem com essa patologia. Ainda não foi descoberto o que causa a doença, porém sabe-se que a prática de atividades físicas adequadamente, não fazer uso abusivo de álcool e outras substâncias nocivas, além de ter uma alimentação saudável, são métodos que devem ser adotados para prevenir à diabetes.

Nesse ano, o mês de março também é marcado pela grande festividade cristã: a Páscoa, nela comemora-se a ressurreição de Jesus Cristo. Com a ressurreição física, Jesus passou novamente a ter unidade entre seu espírito, alma e corpo. Desta maneira ele venceu a morte (1Cor 15, 54). E tradicionalmente há muito consumo de alimentos ricos em gorduras, calorias e açúcar, especialmente entre crianças mas, também por adultos e idosos.

Como desfrutar dessas “guloseimas” saborosas, como o chocolate, portando a diabetes? É mito acreditar que não se pode degustar do chocolate tendo a doença. A dica é moderar no consumo diário de carboidratos e ingerir reduzidamente a quantidade de chocolate e, sempre como sobremesa pois, o doce não abrange abundantemente nutrientes, consequentemente limita repentina a transcendência da glicose no organismo.

Outro fato é optar por chocolates que não tem uma grande quantidade de açúcar em seus ingredientes para não afetar na concentração de glicose existente no sangue do indivíduo. Importante também salientar que, o consumo em excesso, independente de portar a diabetes, também prejudica o corpo humano.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/diabetes>

Tecnologia TrayCommerce. DIABETES E Páscoa: É POSSIVEL APROVEITAR OS OVOS DE CHOCOLATE? Agencia Digital RGB, 2022. Disponivel em: <https://www.diabetesfarma.com.br/diabetes-e-pascoa-e-possivel-aproveitar-os-ovos-de-chocolate#:~:text=Para%20isso%2C%20%C3%A9%20preciso%20ingerir,na%20glicemia%20para%20o%20sangue>

* imagem: freepik.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *