Encontro de Motivação e Articulação – Regional Nordeste II

A Coordenação Nacional, no período de 03 a 05 de março de 2023, realizou o Encontro de Motivação e Articulação da Pastoral da saúde, na diocese de Palmares PE, no Regional da CNBB Nordeste II. O evento foi realizado no Centro de Treinamento São João XXIII, avenida Frei Caneca Nº 140 – Centro Palmares- PE.

Membros da Pastoral da Saúde com o Certificado do Encontro

A atividade contou com 46 participantes das (Arqui)Dioceses de Olinda e Recife, Palmares e Maceió. Teve como objetivo fortalecer a Pastoral da saúde do Regional Nordeste II, com implantação/implementação das atividades em todas as Paróquias da área de abrangência. Na ocasião dom Fernando Barbosa dos Santos, bispo da Diocese de Palmares esteve presente, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do trabalho da Pastoral da Saúde.

Durante o encontro foi abordado vários temas: com a Pastoral da Saúde: História, definição, logomarca, organização e dimensões: Palestrante Marcia Beghini Zambrim – apresentou a história de criação da Pastoral da Saúde a estrutura. Ressaltou a importância de utilizar a logomarca em todos os documentos ligados e PS para que a mesma seja reconhecida em todo o território nacional. Enfatizou a atividades desenvolvidas nas três dimensões e a importância de as mesmas estar interligadas e a forma como as atividades são complementares entre si.

O Perfil do Agente da Pastoral da Saúde: Palestrante Marlene Salette Marsaro – iniciou ressaltando que as atividades desenvolvidas pelos agentes são sempre em nome da Igreja e não em nome da pessoa física e por essa razão devemos ter cuidado e seguir sempre os princípios da Igreja. Enfatizou a importância do comprometimento e trabalho em equipe, sendo indispensável que o trabalho seja de maneira organizada. Ressaltou que a fé é a base de todo o trabalho pastoral e que deve ser renovada diariamente por meio de orações e boas ações.

Como fazer uma visita ao Enfermo nas Unidades de Saúde e Domicílios: Palestrante Alex Motta – iniciou falando sobre a saúde e dos fundamentos bíblicos e a importância da solidariedade e fraternidade com os enfermos, familiares, profissionais da saúde e funcionários. Ressaltou também as atitudes e comportamentos adequados durante a visita. Salientou a importância de estar em sintonia com as normas de cada unidade de saúde.

Possíveis tipos de alimentos e cultivo. Horta vertical e horizontal – CF/2022/2023– Palestrante Uelder A. Cavalcante Filho – Engenheiro Agrônomo – EMATER – apresentou como podemos ter uma alimentação com menor custo, construindo hortas caseiras e comunitárias em pequenos espaços. Orientou a produção de adubos orgânicos e forma de cultivo de várias hortaliças.

Orientações sobre Horta – Uelder A. Cavalcante Filho- Engenheiro Agrônomo – EMATER

Vídeo: https://photos.app.goo.gl/cb6bB5HZ1aNvzdhC7

A parte pratica foi realizada no Santuário Sagrado Coração de Jesus, comunidade Nova Jericó, Onde foi feito a preparação do solo e semeadura de alguns canteiros. Na ocasião o palestrante orientou como evitar que insetos ataquem as hortaliças, utilizando de defensivos naturais.

O Mapa da Fome – importância da alimentação saudável – palestrantes: Amanda G. Alves Silva e Rayonara C. de Oliveira. As palestrantes são nutricionistas, representantes do SESC – programa MESA BRASIL. Iniciaram as atividades apresentando o mapa da fome, nos últimos anos, a diferença entre fome e insegurança alimentar, e o quanto a cultura familiar interfere na alimentação saudável.

Demonstraram ainda que a alimentação saudável não é sinônimo de alimentação de alto custo e que é de fundamental importância evitar o desperdício de alimentos.

A Potencialização Motivacional: Palestrante – Bruno Severo Gomes- o palestrante enfatizou a importância de estar motivado, tanto no que diz respeito a vida como no desenvolvimento das atividades laborais e pastorais. Salientou que a falta de motivação pode interferir na saúde emocional do indivíduo e que é importante que os lideres mantenham a equipe sempre motivada. Apresentou algumas dinâmicas de motivação.

A Atuação Pastoral e Limites Legais: Palestrante – Alex Motta. O palestrante informou que a Pastoral da Saúde é uma instituição que possui Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ e por tanto é uma empresa, que por ser sem fins lucrativos, naturalmente não visa lucro financeiros, porém visa resultados e por essa razão deve ser organizada e ter registro dos resultados alcançados. Salientou a importância de todos os associados (agentes da pastoral da saúde) assinar o termo de voluntariado Lei 9.608/98. Enfatizou ainda a importância de formalizar, junto a unidade de saúde, a assistência espiritual, por meio do Termo de Cooperação Mútua.

A Coordenação/Gestão Pastoral- Crises nas Relações Interpessoais: palestrante – Marlene Salette Marsaro. Foi discutido sobre o comportamento adequado dos líderes, como atuar em situações de conflitos e como trabalhar para mudar a cultura organizacional, quando necessário. Salientou a importância de desenvolver pessoas, oferecendo fermentas para o desenvolvimento pessoal e profissional. Enfatizou a importância do diálogo e do trabalho em equipe.

O Planejamento – Teoria e Prática: palestrante – Padre Mauricio Gris – como parte da aula teórica, o palestrante orientou a importância do planejamento para o alcance dos objetivos, quais os pontos indispensáveis e quais as etapas que são indispensáveis para o planejamento. Salientou que para elaborar o planejamento é necessário responder algumas perguntas tais como: O que? Onde? Como? Quando? Quem? Custo?.

Durante a prática (trabalho de grupo, os participantes elaboraram um planejamento para a construção de uma horta, baseado um edital (fictício), cujo o valor máximo é 15.000,00.

Após a apresentação dos grupos, o palestrante ressaltou os pontos fortes e pontuou as fragilidades que devem ser fortalecidas, em cada projeto.

Por fim, ao final da missa em Ação de Graças pela realização do evento, aconteceu a troca do Coordenador do Regional da CNBB Nordeste 2. Deixando o cargo Vandson Holanda e assumindo o padre Gilberto Luna de Moura. De acordo com o novo coordenador, em praticamente todo o Regional existe algum trabalho sendo realizado pela Pastoral da Saúde. Inicialmente, a prioridade é mapear essas ações como, por exemplo, os acompanhamentos nos hospitais e as visitas domiciliares realizadas pelos agentes.

“Já comecei ligando para alguns coordenadores diocesanos para saber o que existe. Depois é estar a disposição para ouvir os agentes”, afirmou padre Gilberto.

Sobre os desafios, o novo coordenador citou a inexistência, até mesmo em nível nacional, de uma relação atualizada dos agentes da Pastoral da Saúde que estão em atividade. Padre Gilberto pretende iniciar o cadastramento dos voluntários que atuam nas províncias de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Outro problema urgente a ser tratado, segundo o coordenador regional, é a falta de incentivo para a formação constante dos agentes da Pastoral da Saúde.

“A pandemia enfraqueceu essa missão, agora estamos no recomeço de tudo. É uma pastoral necessária e urgente, mas falta alguns incentivos nas comunidades paroquiais e nas dioceses para formar bem os agentes. Essa formação que houve no final de semana foi a prova, muitas pessoas não participaram por falta de condições financeiras”, disse padre Gilberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *