PASTORAL DA SAÚDE REALIZARÁ COMEMORAÇÕES PARA O DIA MUNDIAL DO ENFERMO

No dia 11 de fevereiro, a Igreja celebra o dia de Nossa Senhora de Lourdes e o Dia Mundial dos Enfermos

A data, instituída em 1992, por São João Paulo II, é celebrada anualmente em comunidades, paróquias, dioceses e conferências episcopais de todo o mundo. A finalidade da comemoração é dar visibilidade especial à condição dos doentes e a quem cuida deles. Ao mesmo tempo, convida familiares, profissionais de saúde e agentes de pastoral a dar graças pela vocação de acompanhar os irmãos doentes. Todos os anos o papa envia uma mensagem de fé e esperança aos doentes e aos profissionais e voluntários que trabalham na área da saúde.

Nossa Senhora e São Camilo

Com o tema “O lugar de Maria, na Igreja como primeira discípula na ação Pastoral”, a Pastoral da Saúde Nacional, realizará no dia 12 de fevereiro a Romaria Nacional em comemoração aos XXX Dia Mundial do Enfermo.

Maria, no seu SIM, se faz discípula do Filho de Deus, acolhe a Palavra, aceita e a guarda no seu coração, ser presença misericordiosa na vida dos irmãos sofredores. Ser missionária é ir onde há maior necessidade de maior serviço aos irmãos e irmãs.

Neste dia, levaremos nossas intenções em especial aos agentes que tem uma grande responsabilidade de desenvolverem suas atividades pastorais em seus territórios paroquiais e as vítimas que foram ceifadas pela COVID 19, pelos seus familiares que se encontram em lutados e pelo maior rigor da vacinação e aumento do financiamento do SUS em nosso país. Além de rezarmos por todos Enfermos e seus Familiares para que profissionais da saúde, políticos tenham carinho e zelo pela saúde de nossos irmãos e irmãs.

Assistir os enfermos é uma forma concreta de demonstrar o amor. Como Igreja não deixemos de animar a todos que vivem esta missão, que é da Igreja. Pois, todos nós em algum momento da vida ficamos doentes ou ficaremos, ou ainda conheceremos alguém em situação de fragilidade de saúde ou com uma pessoa próxima que esteja entre a vida e a morte. Recordar este dia e celebrá-lo pedindo a intercessão de Nossa Senhora nos anima diante de uma missão tão difícil

A mensagem do papa para o Dia Mundial do Enfermo deste ano apresenta a temática

Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso» (Lc 6, 36). Colocar-se ao lado de quem sofre num caminho de caridade”.

O pontífice manifesta no texto que vem de encontro em nossa missão pastoral:

O convite de Jesus a ser misericordiosos como o Pai adquire um significado particular para os profissionais de saúde. Penso nos médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório, auxiliares e cuidadores dos enfermos, bem como nos numerosos voluntários que doam tempo precioso a quem sofre… No caminho feito ao longo destes trinta anos, a própria pastoral da saúde viu o seu serviço ser cada vez mais reconhecido como indispensável. Na verdade, se a pior discriminação sofrida pelos pobres – e os doentes são pobres de saúde – é a falta dos cuidados espirituais, não podemos exonerar-nos de lhes oferecer a proximidade de Deus, a sua bênção, a sua Palavra, a celebração dos Sacramentos e a proposta dum caminho de crescimento e amadurecimento na fé [6]. A propósito, gostaria de lembrar que a proximidade aos enfermos e o seu cuidado pastoral não competem apenas a alguns ministros especificamente deputados para o efeito; visitar os enfermos é um convite feito por Cristo a todos os seus discípulos. Quantos doentes e quantas pessoas idosas há que vivem em casa e esperam por uma visita! O ministério da consolação é tarefa de todo o batizado, recordando-se das palavras de Jesus: «Estive doente e visitastes-Me» (Mt 25, 36).

Queridos irmãos e irmãs, à intercessão de Maria, Saúde dos Enfermos, confio todos os doentes e as suas famílias. Unidos a Cristo, que carrega sobre Si o sofrimento do mundo, possam encontrar sentido, consolação e confiança”.

Por fim meu muito obrigado pelo SIM de cada agente, que se coloca em missão como discípulo missionário.

Alex Motta – Coordenador
Pastoral da Saúde Nacional-CNBB

Link para o conteúdo do documento: https://drive.google.com/file/d/1f6ayCPzVkswZKQO2AYIkhS_HwUmBvix0/view?usp=sharing

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.