A Pastoral da Saúde Nacional realizou, nos dias 9 e 10 de novembro, o 1º Encontro Nacional dos Agentes da Pastoral que atuam nos Conselhos de Saúde, que aconteceu na Sede Provincial São Camilo, na Pompéia-SP. O encontro teve como proposta de ampliar a integração, alinhamento e formação conjunta com os Conselheiros de Saúde, Titulares e Suplentes que atuam nos Conselhos de Saúde como representantes da Pastoral da Saúde, conforme propõe a Campanha da Fraternidade 2019 “Fraternidade e Políticas Públicas”.
O objetivo do encontro foi formar, integrar e partilhar conhecimentos sobre os Conselhos de Saúde no fortalecimento para o Controle Social do SUS em suas três esferas: União, estados e municípios. Para isso, foram abordados temas sobre o Compromisso do Agente através do Batismo como Discípulo Missionário, a Doutrina Social da Igreja, Ética do Conselheiro de saúde, Qualidade na atuação do Conselheiro de saúde e Instrumentos de gestão no SUS.
Neste Encontro, inicialmente foi abordado uma reflexão pelo Alex Motta, sobre o Agente no Processo de Amadurecimento na Fé através do Batismo na sua missionaridade a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula missionária. Já a Doutrina Social da Igreja, onde Dom Fernando Rifan, falou dos aspectos teológicos, dos aspectos morais e aspectos da própria Doutrina Social e suas consequências. Na sequência, Antonio Neto, falou sobre Ética do Conselheiro de Saúde, Qualidade dos serviços prestados pelo SUS, Qualidade na atuação do Conselheiro de Saúde e sobre os Instrumentos de Gestão no SUS, temas sobre os quais, todo bom Conselheiro deve ter conhecimento para bem desempenhar seu papel.
O último momento desse Encontro, que contou também com a participação do Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, apresentou uma panorâmica do Controle Social das entidades que agregam os Conselhos da Federação.
Após a conclusão da parte teórica, Antonio Neto e o Fernando Pigatto, criaram um exercício prático, a simulação de uma Reunião de Conselho, desde sua convocação, a divulgação de uma proposta de pauta e o desenvolvimento da reunião, onde os participantes tiveram a oportunidade de aprovar a pauta proposta, bem como incluir na mesma, outros itens, que por sua vez, também foram submetidos à aprovação pelo conjunto dos Conselheiros, ou seja, pelo pleno do Conselho. Também aqui os participantes, alguns trazendo seus conhecimentos já adquiridos, outros, trazendo suas dúvidas, puderam dialogar e se expressar para que cada assunto pautado nesta reunião(simulação) tivesse seus encaminhamentos feitos, sempre em benefício do cidadão e da cidadã usuários do SUS.
Para, Kelen Silva, de Londrina-PR, ainda não é Conselheira, mas pretende ser já estava interessada em conhecer melhor esta Pastoral, como ela funciona. Diz estar impressionada com o comprometimento das pessoas presentes, a forma como elas lutam, as angústias as dificuldades, a preocupação com a qualidade da saúde e da participação nos Conselhos. Tudo que foi apresentado foi um aprendizado, fez anotações de tudo, mas sai daqui cheia de dúvidas, interrogações, dando a entender que o assunto não se esgota aqui. Pensa que o aprendizado deve ser permanente, que quem não se capacita, fica por fora de tudo. Para ela, o Encontro foi interessante e enriquecedor.
Já, o Silvio Vilela, de Ituiutaba-MG, onde é conselheiro Titular Municipal e Conselheiro Suplente, no Conselho Estadual, indicado pela CNBB, Leste 2. Desde que foi anunciado esse Encontro, nós colocamos como prioridade a participação nele porque a nossa luta para conquistar uma cadeira no Conselho Municipal foi grande. Como estamos lá há apenas dois mandatos como Conselheiro, então, a troca de experiências, o conteúdo apresentado aqui, foi de grande valia e vai enriquecer muito o nosso trabalho como Conselheiro, e, principalmente, como representante da Pastoral da Saúde.
Por fim, o evento foi concluído com encaminhamentos estabelecido como metas nessa primeira etapa pelos participantes:
1 – estabelecer um intercâmbio de informações – multiplicadores – através do e-mail institucional da Pastoral;
2 – Seja partilhado no e-mail o link do Cadastro dos agentes que atuam nos Conselhos de Saúde;
3 – Mensalmente, seja encaminhado e-mail mesmo que não tenha tido demanda;
4 – Fica já definida a data de 7 e 8 de Novembro de 2020 para o II Encontro Nacional para os Agentes da Pastoral que Atual nos Conselhos de Saúde;
5 – Os temas abordados nos Encontro seguintes sejam de assuntos que ainda não tenham sido pautados, para que haja uma continuidade e um aprofundamento do aprendizado para os nossos Conselheiros de Saúde.
Para baixar os documentos deste encontro, clique nos links abaixo:
DOUTRINA SOCIAL – DOM FERNANDO RIFAN
REFLEXÃO AGENTES DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS – ALEX MOTTA
SAÚDE PÚBLICA – ANTONIO NETO
ÉTICA – ANTONIO NETO
INSTRUMENTOS DE GESTÃO – ANTONIO NETO
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE – FERNANDO PIGATTO