Outubro, mês Missionário e do Santo Rosário

Para nós, outubro é um mês bastante especial porque é o mês missionário e também dedicado ao Santo Rosário. O impulso missionário vem do Evangelho: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15); a piedosa recitação do Rosário brota da fiel veneração de Nossa Senhora do Rosário e da Conceição Aparecida, festas celebradas com muita fé e devoção.

Além disso, neste mês recordamos sucessivamente grandes santos e santas da Igreja: Santa Teresinha do Menino Jesus, patrona das missões; São Francisco de Assis, pai dos pobres e da ecologia; Santa Teresa de Jesus, doutora da Igreja; Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, primeiro santo brasileiro; e São Lucas, patrono dos médicos.

A comemoração dos Santos nos recorda que todos os batizados são chamados e enviados, isto é, chamados à santidade e ao compromisso com a missão. A vocação e a missão são realidades inerentes, pois toda vocação implica uma missão — não existe vocação para si mesmo, mas sempre em vista do outro.

A missão se expressa no serviço gratuito e generoso, assim como Jesus mesmo fez e ensinou: “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt 20,28).
A missão é um chamado ao serviço na comunidade, com toda forma de boas obras, de acordo com os dons, a profissão e as possibilidades reais e generosas de cada um.

Nossa Igreja é missionária por vocação.
A missão não é outra coisa senão toda a amplitude, a largura, a altura e a profundidade do amor de Cristo que acolhe a humanidade inteira (cf. Ef 3,18-21). Jesus Cristo é o missionário por excelência.
Ele é a cabeça da Igreja, que é seu corpo, o qual estende a missão para todos os membros (cf. Cl 1,18).
Em Cristo, todos os batizados são convocados ao serviço para a grande seara de Deus (cf. Lc 10,2).

A missão cristã no mundo não se reduz às práticas de piedade, antes, é abertura para uma verdadeira experiência do amor de Deus, gerando o compromisso de levar mundo afora a Boa Notícia, que é o Evangelho.

Nesse sentido, podemos dizer que o verdadeiro missionário é aquele que anuncia e testemunha o que experimentou no contato e encontro com Jesus, o Cristo (2Tm 1,12).
Isto nos aponta na direção do anúncio da Boa Notícia, isto é, quando anunciamos devemos ter plena certeza que anunciamos o próprio Cristo, que é o Verbo, Palavra de Deus feita homem (cf. Jo 1,14).

O anúncio e testemunho do Evangelho, que é Cristo, começa dentro de nossa própria casa, em nossa comunidade, na nossa paróquia, até que possamos atingir e contagiar toda a Igreja e o mundo.

Durante este mês de outubro, o Papa Leão XIV convida todos a rezarem o Santo Rosário pela paz no mundo, de modo especial no dia 11, quando ocorrerá a meditação do Rosário na Praça São Pedro.

“Queridos irmãos e irmãs, o mês de outubro, já próximo, é dedicado na Igreja ao santo Rosário. Por isso, convido todos, em cada dia do próximo mês, a recitar o Rosário pela paz, pessoalmente, em família e em comunidade.”

Nessa ocasião também se recordará o aniversário da inauguração do Concílio Ecumênico Vaticano II, em 1962, pelo Papa São João XXIII.

Com toda a Igreja, mediante o pedido do Papa e envoltos pelas peregrinações e devoções durante este mês, daremos especial empenho à missão, que é participação, comunhão e compromisso.

Jesus nos chama a ser sinal do amor, do perdão e da misericórdia de Deus.
Portanto, deixemo-nos guiar pelo Santo Espírito para sermos missionários e missionárias do amor divino, no contexto desafiador do mundo de hoje.

Desse modo, o Evangelho do amor e da compaixão perpassa todas as realidades humanas, inclusive a dor e o sofrimento.
Por isso, como promotores de saúde somos chamados a exalar e espalhar a boa fragrância de Cristo pelas periferias geográficas e existenciais, impelidos a sair de nossa zona de conforto e viver uma vida coerente aos valores do Evangelho, sendo o bom perfume de Cristo no mundo (cf. Sl 133,2; Lc 4,18; Gl 5,22).


[Pe. Gilmar Antônio Aguiar, MI – Assessor Eclesiástico da PSN]

Imagem criada por ChatGPT em 10/10/2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *