“O AUTOCUIDADO PREVENTIVO QUE SALVA VIDAS”
O Outubro Rosa é um movimento que reforça a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. O momento serve para reforçar a importância do autocuidado e abordar a saúde da mulher de forma mais ampla, incluindo a prevenção do câncer de colo do útero como meio de cuidado preventivo importante na vida da mulher. Haja vista que o crescimento do número de casos de câncer de mama no Brasil é alarmante.
De acordo com o Ministério da saúde e pesquisadores, afirmam que o câncer de mama, embora seja mais comum em mulheres, não as afeta exclusivamente. Sinais de alerta incluem a presença de um nódulo, alterações na pele (como aspecto de casca de laranja), retração do mamilo ou secreção. O diagnóstico e tratamento precoces aumentam a chance de cura, que é alta se descoberto no início. Autocuidado preventivo é fundamental.
Os cuidados contra o câncer de mama incluem hábitos de vida saudáveis, tais como atividade física regular, alimentação equilibrada, peso corporal adequado e evitar o consumo de álcool. É fundamental realizar exames de rotina, como a mamografia, para rastreamento precoce a partir dos 40 anos de idade, autoexame, etc.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, em 2025, cerca de 74 mil novos casos sejam diagnosticados, o que torna o câncer de mama o tipo mais comum entre as mulheres no país. Você que é Mulher, fique atenta às suas mamas!
O Câncer do colo do útero também tem um índice alto de incidências na população e precisa dar um pouco mais de atenção: Mais de 17 mil novos casos por ano. A prevenção é feita pela vacina HPV.
Ainda o Instituto Nacional de Câncer- INCA afirma que atualmente, a recomendação é de uma única dose para o grupo etário alvo da vacina que são as meninas e os meninos com idade entre 9 e 14 anos, pois esta vacina é mais eficaz se usada antes do início da vida sexual. Grupos especiais, como pessoas com imunodeficiência causada pelo HIV, devem seguir orientações específicas. Para mulheres com imunossupressão, vivendo com HIV/Aids, transplantadas e portadoras de cânceres, a vacina é indicada até 45 anos de idade.
A meta é vacinar pelo menos 80% da população alvo para alcançar o objetivo de reduzir a incidência deste câncer nas próximas décadas no país. A vacinação, em conjunto com o exame preventivo (Papanicolaou), se complementam como ações de prevenção deste câncer. Mesmo as mulheres vacinadas, quando alcançarem a idade preconizada, deverão realizar o exame preventivo, pois a vacina não protege contra todos os subtipos oncogênicos do HPV.
“Quem ama cuida-se e quem cuida-se, ama, então, amem-se sempre” (Anônimo).
“A vida é um dom precioso, gratuito, cuide desse dom precioso e nunca deixe de o fazer” (Anônimo).
Gilberto Luna de Moura
Psicólogo – CRP-02/18745
Imagem criada com ChatGPT | 03/10/2025