Caríssimos Membros da Pastoral da Saúde,
Considerando que atividade de Assistência Religiosa consiste em Aconselhamento, Orações, Evangelizações e Sacramentos. Considerando que Assistência Religiosa é um direito do Enfermo/Doente garantida na Constituição Federal, nas unidades de internação pública e privada. Considerando que as Unidades de Saúde estão inseridas nas Circunscrições Eclesiásticas em que a Igreja tem um papel fundamental na Assistência Religiosa garantidas no Acordo Federativo entre a Santa Sé e o Brasil. Considerando que muitas das Unidades de Saúde e Igrejas não dispõem de um Acordo/Parceria/Minuta/Convênio, por escrito. Aumentando a restrição no Acesso e Interrupção da Assistência Religiosa sem prévia comunicação por parte dos Gestores dessas unidades.
A coordenação da pastoral da saúde nacional juntamente com sua assessoria técnico-científica objetivando melhor sistematizar a assistência religiosa/espiritual nas unidades de saúde públicas e privadas, propõe a presente consulta pública da diretriz anexada.
Visando abrangência participativa dos membros da pastoral da saúde na contribuição, apontamentos e melhorias das propostas contidas nesta diretriz, pedimos que, tendo reunido seus grupos para debater o documento, retornem suas contribuições até o dia 15-08 para o e-mail: pastoraldasaudenacional@gmail.com
Quando concluirmos todo o processo de tramitação, o conteúdo será encaminhado a CNBB para apreciação e deliberação.
Que Nossa Senhora e São Camilo roguem as bênçãos de Deus sobre todos nós.
Cordialmente em Cristo,
Dom Roberto Francisco Ferrería Paz – Bispo
(Referencial da Pastoral da Saúde Nacional – CNBB)
Alex Motta – Coordenador
(Pastoral da Saúde Nacional – CNBB)
DOCUMENTOS:
PROPOSTAS PARA DIRETRIZES PARA A ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL E RELIGIOSA NAS UNIDADES DE SAÚDE
Há muitos anos faço visitas a hospitais e vejo o quão é importante um ombro amigo numa hora tão difícil.
Temos mantermos em oração. Amém
Muito bom. É a Igreja evangelizando e transmitindo conforto espiritual e esperança àqueles que estão fragilizados!!!! Parabéns!!!!
Estou plenamente de acordo com o proposto, uma vez que a constituição federal concede este Direito.
Todos e todas tem direito de uma assistência religiosa em todos os lugares e unidades de nosso país.
Pastoral da saúde de Petrópolis
Estamos inteiramente de acordo todos tem o direito de assistência espiritual
Vera Troyack
Por esses dias …. uma instituição católica, barrou um sacerdote que havia sido chamado pelo paciente, que desejava receber a unção dos enfermos, a que ponto chegamos.
Lembrando que não se trata de uma concessão, isso é um direito.
Ha muitos anos que eu faço este trabalho voluntario de assistencia religiosa e esperitual e esperança e todas as vezes que entramos somos bem aceitos ,por todos os os Médicos e enfermeiras e pricinpamento os enfermos que senti muitos feliz com as nossa orações. Só tem e agradecer porque nós recebemos em dobro tudo o que fazemos .Hospital Carlos Chagas Mal Hermes.
Troquei ontem informações com a Coordenação Nacional (Alex) sobre a continuidade dos comentários ao texto das Diretrizes Para Assistência Espiritual e Religiosa em Unidades de Saúde . Foi-me afirmado que continua-se a receber contribuições ou comentários neste local. Solicito que os agentes, sacerdotes, diáconos e demais voluntários que servem às Unidades de Saúde e não fizeram parte da Assessoria Técnico-Científica leiam o texto e façam seus relatos. Obrigado!
Acho que falta divulgação. Quem sabe haja a possibilidade de como norma, colocar em cada unidade hospitalar um informativo visivel, com as informacoes quanto a disponibilidade com os dias e horários de assistência religiosa.