Assembleia Diocesana da Pastoral da Saúde: Reflexões sobre Vocação e Saúde no CDFC

Pastoral da Saúde Diocesana Realiza Assembleia Diocesana com Assessoria do Padre Flávio Luis e Dr. Luiz Antônio no CDFC, Barra Mansa

No dia 24 de agosto, a Pastoral da Saúde Diocesana realizou a Assembleia Diocesana no Centro Diocesano de Formação Cristã, localizado no bairro Ano Bom, em Barra Mansa. O evento contou com a assessoria do padre Flávio Luis, que falou sobre Vocação e Saúde, e do médico cardiologista e neurologista, Dr. Luiz Antônio, que abordou a Saúde da Família.

A Missão e Vocação na Saúde

O padre Flávio Luis iniciou sua fala destacando a importância da vocação, que, segundo ele, significa “amar e servir”, ajudando a valorizar, respeitar e resgatar a dignidade humana dada por Jesus Cristo. Ele ressaltou que, em sua liberdade, o ser humano pode escolher seguir o caminho do bem ou rejeitar, mas o amor salvífico de Deus sempre está à espera da conversão e do retorno do ser humano.

“O primeiro chamado de Deus é sermos semelhantes à imagem de seu Filho Jesus Cristo, atuando como agentes da Pastoral da Saúde. A vocação à santidade é o primeiro céu. Somos chamados a construir o Reino de Deus aqui na Terra, promovendo a justiça, fraternidade e igualdade de oportunidades para todos”, afirmou o padre Flávio. Ele também destacou a importância da Pastoral da Saúde no acompanhamento das políticas públicas voltadas à saúde da população.

A Experiência do Médico de Família

Dr. Luiz Antônio compartilhou sua experiência como médico de família, relatando as diversas situações com as quais se depara em seu atendimento. “Recebo pessoas com diferentes situações, algumas sem nenhum tipo de atenção e famílias desestruturadas emocionalmente. Uma única consulta não consegue resolver todos os problemas. Tenho pacientes desde recém-nascidos até idosos de 103 anos, e muitas dessas doenças poderiam ser evitadas com mais atenção à saúde preventiva”, disse o médico.

Ele ressaltou a importância do acompanhamento constante, que muitas vezes não é possível devido à alta demanda nos postos de saúde. “A alimentação inadequada pode levar a doenças irreversíveis, e o médico de família tem um papel crucial no controle de doenças como obesidade, hipertensão e problemas cardíacos. Às vezes, a solução não está na medicação, mas em uma palavra amiga, um consolo ou um conselho”, completou Dr. Luiz.

Nova Coordenação da Pastoral da Saúde

O evento foi encerrado com a eleição da nova coordenação. A coordenadora, Maria Isabel Klinger, passou o cargo para Clemilde Dalbone.

“Quero agradecer a todos que colaboraram durante meu tempo de coordenação. Sigo em frente com a cabeça erguida, graças a Deus”, disse Maria Isabel, emocionada.

Vagner Mattos
(Agente da Pastoral da Comunicação da Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *