Dezembro Vermelho: Lutando contra o HIV/AIDS

A Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial da Saúde, em 27 de outubro de 1988, oficializaram o dia 1° de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Tornou-se uma data notável e primordial na luta contra o preconceito e tabus sobre à patologia. Essa data foi selecionada depois de cinco anos do descobrimento do vírus causador da Aids (LOPES, 2024).

Segundo o UNAIDS, em 2023, havia 39,9 milhões de pessoas vivendo com HIV. No final de dezembro de 2023, eram 30,7 milhões de pacientes que tiveram acesso a terapia antirretroviral, um marco ao comparar com os 7,7 milhões de casos em 2010, porém abaixo da meta de 34 milhões para 2025 (UNAIDS BRASIL, 2024).

O sistema imune que é a defesa do organismo contra patologias é enfraquecido quando atacado pelo vírus do HIV. Pela facilidade em multiplicar-se dentro de determinadas células de defesa, o vírus consegue desapropria-las. Esse organismo fica comprometido a desenvolver outras doenças, especialmente a aids. É importante lembrar que nem todo paciente infectados pelo HIV desenvolverá a aids (BRASIL, 2020).

A transmissão acontece através do uso de seringas contaminadas, por relação sexual, transfusão de sangue contaminado, amamentação ou o parto. O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a distribuição gratuita de camisinhas, o uso das profilaxias pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP), testagem constante e vacinação em dia contra outras doenças também são essenciais para uma prevenção combinada (BRASIL, 2020).

Um grande instrumento do governo brasileiro para combater e conscientizar a população sobre as doenças sexualmente transmissível, com maior foco no HIV/AIDS é a utilização da campanha Dezembro Vermelho. Instituida pela Lei nº13.504/2017, onde ficou estabelecido que no mês inteiro de dezembro houvesse ações de prevenção e promoção em saúde no combate ao HIV/AIDS (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2022).

Beathriz Helena Cordeiro Duarte
(Assessora de Comunicação da Pastoral da Saúde Nacional)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICA

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria da saúde do governo do Estado do Ceará. INFECTOLOGISTA ESCLARECE MITOS E ESTIGMAS DO HIV. 2020. Disponível em: <https://www.saude.ce.gov.br/2020/01/29/infectologista-esclarece-mitos-e-estigmas-do-hiv>

Lopes J. DEZEMBRO VERMELHO: CAMPANHA DE COMBATE À AIDS. Radio Senado Federal, 2024. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2024/12/06/dezembro-vermelho-campanha-de-combate-a-aids>

Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/dezembro-vermelho-campanha-nacional-de-prevencao-ao-hiv-aids-e-outras-infeccoes-sexualmente-transmissiveis/>

UNAIDS BRASIL, 2024. Disponível em: <https://unaids.org.br/estatisticas/>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *