Conhecendo um pouco mais sobre esses importantes documentos da Pastoral da Saúde Nacional.
A Pastoral da Saúde Nacional tem como finalidade defender, preservar, cuidar, promover e celebrar a vida, realizar atividades de capacitação, fiscalizar políticas públicas, realizar ações básicas de saúde, publicar nas mídias oficiais da Pastoral da Saúde Nacional a situação de saúde do Brasil.
E, diante das necessidades de organizar esta entidade e suas ações pastorais, se faz necessário que alguns documentos oficiais sejam constituídos, sempre com orientação e acompanhamento da CNBB.
Com dezenas de milhares de agentes por todo o território nacional, e atuando em três dimensões: solidária, comunitária e sociotransformadora, a Pastoral da Saúde, no Brasil está organizada nos seguintes âmbitos: nacional, regional, arquidiocesano/diocesano/prelazia, paroquial/comunitário e unidade de saúde.
Para uma regulamentação, organização e desenvolvimento do trabalho desta pastoral, foi implementado o Regimento Interno da Pastoral da Saúde Nacional que o suplementa o Estatuto da Pastoral da Saúde Nacional, determinando como esta entidade e seus membros devem proceder nos órgãos em que atua e em suas funções. E, em casos duvidosos e de omissão no Regimento Interno é dever da Coordenação Nacional encontrar a resolutividade, onde somente a mesma poderá retificar, e essas modificações deverão ser validadas em Assembleia Nacional.
Quanto a Ata do Processo Eleitoral, este é o documento final emitido pela Comissão Eleitoral, onde constam as informações sobre a eleição da nova Coordenação Nacional e Conselho Fiscal. Neste último documento sobre a eleição para o mandato 2024/2027, estão descritos os candidatos, o processo eleitoral com seu resultado, local onde foi realizado, e por fim, informações sobre os que foram eleitos.
Para acessar estes últimos documentos, Regimento Interno e Ata do Processo Eleitoral, clique no link correspondente abaixo:
Regimento Interno
Ata do Processo Eleitoral
Beathriz Helena Cordeiro Duarte
(Assessora de Comunicação da Pastoral da Saúde Nacional)
Guilherme Lopes de Souza
(Vice-Coordenador da Pastoral da Saúde Nacional)
Imagem: Freepik.com