A Pastoral da Saúde Nacional realizou, entre os dias 23 e 26 de maio de 2024, em Brasília – DF, o Encontro Nacional e Assembleia de Coordenações. O evento teve como principais objetivos fortalecer a assistência espiritual e religiosa, aprimorar conhecimentos visando uma pastoral organizada e conscientizar para a necessidade de adaptação à realidade atual.
O encontro contou com a presença de 49 participantes dos regionais da CNBB: Leste 1, Leste 2, Leste 3, Sul 1, Sul 2, Sul 3, Norte 1, Oeste 2, Centro-Oeste, Noroeste, Nordeste 2 e Nordeste 3. Para o desenvolvimento das atividades, o evento teve a assessoria de várias autoridades e especialistas, incluindo Dom Roberto Ferrería Paz (Bispo Referencial PSN), Padre Jose Wilson (Diretor do ICPS), Padre Gilberto Moura (psicólogo), Padre Gilmar Antônio Aguiar (Capelão da Arquidiocese de Brasília), Guilherme Lopes de Souza (Analista de Sistema e criador do Sistema de Gestão Pastoral – SGP), Adriano Martins (Sociólogo e assessor do ICAIS), Alex Gomes da Mota (conselheiro de saúde), Jorge Alfredo Gimenez (educador popular do Centro de Educação e Assessoramento Popular – CEAP), Professor Dr. Natan Monsores de Sá (Doutor em Bioética) e Dr. Paulo Henrique de Ávila Morales (membro da diretoria da ANAD – Associação Nacional de Atenção ao Diabetes).
Os principais assuntos abordados durante o evento foram:
- Espiritualidade na Pastoral da Saúde
- Atuação da Pastoral da Saúde nas três dimensões
- Equipes de Pastoral da Saúde no gerenciamento administrativo nas Unidades de Saúde
- Saúde mental – cuidar de si para cuidar do outro
- Sistema de Gestão Pastoral – SGP
- Campanha da Fraternidade 2024
- Protocolo de proteção de vulneráveis
- Planejamento, Avaliação e Monitoramento – MPA
- Diabetes e complicações – importância do diagnóstico em tempo oportuno
- Ética e Bioética no contexto da saúde e valorização da vida
- Qualificação de profissionais de capelania e os cuidados pastorais e espirituais aos enfermos
- Orientações sobre edição de textos
- Atuação da Pastoral da Saúde Nacional junto ao CNS
Durante o evento, foi realizada a Assembleia de Coordenadores, onde se destacou a aprovação da decisão de que, a partir de 2025, a Romaria do Enfermo será realizada nas Dioceses ou nos Regionais da CNBB, conforme a realidade de cada local, deixando de existir a Romaria Nacional do Enfermo.
Também foi abordada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei 13.709, de 14/08/2018, reforçando a importância de seguir essa lei durante as atividades desenvolvidas pelos agentes da Pastoral da Saúde.