24º Encontro Regional da Pastoral da Saúde aconteceu em Guarapuva (PR)

A Pastoral da Saúde do Regional Sul 2 da CNBB realizou, nos dias 27, 28 e 29 de outubro, o 24º Encontro Estadual. Representantes de 12 arqui/dioceses do Paraná estiveram presentes no Centro de Formação Juan Diego, em Guarapuava (PR). O encontro foi marcado por momentos de espiritualidade, partilha e formação. A partir do debate realizado com lideranças, foi elaborada uma carta de compromisso para o próximo ano de trabalho.

Foto: Participantes do Encontro

Segundo o assessor regional, padre Evandro Delfino, o principal tema trabalhado nos momentos formativos foi a Campanha da Fraternidade 2024: “Fraternidade e Amizade Social”. “Nesse encontro, tivemos como tema principal a Campanha da Fraternidade do próximo ano, que trata da amizade social. Nós desenvolvemos a temática, tratando principalmente da dimensão solidária, um aspecto muito importante da Pastoral da Saúde, que visa a estabelecer essa proximidade com o enfermo e com a sua família. Fomos inspirados pelo Evangelho do Bom Samaritano, em ser uma igreja samaritana que vai ao encontro de enfermo na sua necessidade e promove a vida, promove a saúde na sua integralidade”, relatou padre Evandro.

O trabalho da Pastoral da Saúde se estrutura em três dimensões: a solidária, com visitas aos enfermos e seus familiares; a comunitária, focada na prevenção e promoção da saúde; e a sócio transformadora, com a atuação na formulação de Políticas Públicas. Segundo o bispo de Cornélio Procópio e referencial para a Pastoral da Saúde no Paraná, dom Marcos José dos Santos, essas três dimensões foram trabalhadas na elaboração da carta de compromisso, que vai guiar os trabalhos pastorais.

Foto: Palestrantes do Encontro

“São dimensões constitutivas da pastoral, que marcam o carisma, a missão e todo o trabalho. Olhamos a pessoa como um todo, a sua parte espiritual, mas também a sua parte humana, física, também dos seus direitos, seus deveres na sociedade. A gente sabe que a questão da saúde é uma questão também de Política Pública e que a Pastoral também trabalha essa dimensão em prol da saúde de todos. Tudo isso por causa do Evangelho, por causa de Jesus, que diz: estive doente e fostes me visitar”, disse o bispo. 

A coordenadora regional da Pastoral da Saúde, Márcia Zambrin, ressaltou que a carta compromisso deverá guiar as atividades práticas dos coordenadores em todo o estado. 

“Essa carta de compromisso que elaboramos é para cada coordenador aqui/diocesano. Nela, foram identificadas as fragilidades em cada dimensão de atuação da pastoral. Nós buscamos apontar como trabalhar essas fragilidades. No próximo ano, avaliaremos o trabalho e redigiremos uma nova carta para o ano seguinte”, disse Márcia.

Foto: Membros organizadores do Encontro

Texto e imagens: Jorge Teles – Jornalista da Diocese de Guarapuava (PR) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *