O Conselho Nacional de Saúde (CNS) abre inscrições para novas turmas do curso Participação e Controle Social nesta sexta-feira (01/09). As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 30 deste mês.
A qualificação prepara pessoas interessadas em assumir tarefas de participação e Controle Social no SUS, buscando capacitar a sociedade em temas relacionados à transparência pública. O curso online é direcionado a conselheiros nacionais, estaduais, distritais e municipais de saúde, mas também pode ser acessado por qualquer pessoa interessada.
As aulas, sempre online, vão começar no dia 1º de outubro e vão até o dia 30 de outubro. Ao todo, o curso tem carga horária total de 40 horas.
O curso Participação e Controle Social é uma iniciativa da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin), do CNS, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), para favorecer a atuação conjunta de órgãos de controle, escolas de governo e sociedade civil na construção de conhecimento técnico e capacitação continuada de pessoas conselheiras.
O curso está organizado em dois módulos: Módulo Básico (Participação e controle social) e o Módulo Temático (Saúde)
O Módulo Básico apresenta 04 unidades envolvendo temas sobre a participação social, com seus recursos educacionais: materiais de estudo e exercício avaliativo. Ao cumprir todas as unidades do referido módulo e obter 60% de acerto nos exercícios, você terá acesso ao Módulo Temático Saúde.
O Módulo Temático Saúde, que está focado no Controle Social na Saúde com Ênfase no Financiamento do SUS, terá 3 unidades, abordando: Controle Social, Receita Pública e Tributação, além de Ciclo Orçamentário e Planejamento do SUS. Nesse módulo o participante também terá que obter 60% de acerto nos exercícios.
Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário no link:
http://redeconselhosdosus.net/preinscricao/ficha.php?processo=63
Texto e imagens: Conselho Nacional de Saúde
Eu quero fazer esse curso para ter o conhecimento de como funciona o SUS achei muito interessante não só pra mim mas para poder ajudar outras pessoas
Bela iniciativa conhecer nossos direitos principalmente na saúde e otimo