Na Paróquia Nossa Senhora das Graças (bairro de Campo Grande da cidade do Rio de Janeiro), aconteceu no dia 22 de outubro (dia de São João Paulo II) o primeiro encontro da comunidade católica de preparação para uma Conferência Distrital de Saúde do território Campo Grande/Guaratiba desta cidade, promovido pela Pastoral da Saúde do Vicariato Episcopal Campo Grande da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Encontro este, no qual seu objetivo foi definir propostas de melhorias para o serviço público de saúde, propostas estas cultivadas por membros da Igreja que puderam estar representando suas respectivas paróquias seja presencialmente neste encontro ou por pesquisa online realizada anteriormente.
Estiveram representadas as paróquias: Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Carmo, Santa Rita de Cássia, São José, São João Evangelista, São Brás e Santa Teresinha do Menino Jesus. Seus membros participarem ativamente na definição das propostas que serão levadas pelos Conselheiros Distritais de Saúde Católicos à 14a. Conferência Distrital de Saúde a ser realizada entre 29 e 30 de novembro de 2022.
E, a definição final das propostas foi contribuída pela participação de outros membros da Igreja que responderam a pesquisa online sobre problemas e sugestões de melhorias do serviço público de saúde no território, com resultado de 33 contribuições nesta pesquisa.
As propostas são:
- Serviço de Saúde com Especialidades na AP 5.2 (Campo Grande/Guaratiba).
1.1 Unidades: Hospital Municipal Rocha Faria; Hospital Estadual Eduardo Rabello; Unidades APS (Atenção Primária em Saúde).
1.2 Especialidades: Cardiologia e Nefrologia (principais); Neurologia e Oftalmologia. - Criação da Faculdade de Medicina e do Hospital Universitário na UERJ (campus da antiga UEZO) no território da AP 5.2.
- Treinamento Periódico aos Profissionais e Trabalhadores da Saúde para Acolhimento Humanizado.
- Cada unidade da APS e o Hospital Municipal Rocha Faria devem ter Assistente Social para também acolher demandas e informar seus Usuários na acolhida da Unidade de Saúde.
- Normatizar (a nível Municipal) a Assistência Religiosa e Espiritual do Hospital Municipal Rocha Faria, ao invés de deixar a cargo da Direção do mesmo hospital.
Contamos com as orações de cada irmão e irmã pelo sucesso da 14a. Conferência Distrital de Saúde da AP 5.2 (Campo Grande/Guaratiba) da cidade do Rio de Janeiro, assim como das demais conferência distritais, municipais, estaduais e nacional a serem realizadas, e “que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8).
Saúde e Paz!
Link para o documento final do encontro: https://drive.google.com/file/d/1JuCRhTrHQGtr2ANxi6a674t3uQbyFFdO/view?usp=sharing