Sábado Sem Câncer destinará alimentos à Pastoral da Saúde

Entidade atua há 25 anos na Santa Casa, levando apoio espiritual ao enfermo

Direção do CECAN e da Santa Casa receberam o coordenador diocesano da Pastoral da Saúde Piracicaba

Direção do CECAN e da Santa Casa receberam o coordenador diocesano da Pastoral da Saúde Piracicaba
Direção do CECAN e da Santa Casa receberam o coordenador diocesano da Pastoral da Saúde Piracicaba

A Pastoral da Saúde de Piracicaba foi a entidade indicada para receber todo o alimento não perecível arrecadado durante o Programa Sábado Sem Câncer,  a ser realizado no próximo dia 20 de março pelo CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, por meio de exames gratuitos para prevenir a hepatite e o câncer de fígado no período das 8 às 16 horas.

A notícia foi recebida com entusiasmo pelo coordenador diocesano da Pastoral,  João Correia. Ao lado da voluntária Adriana Bernardes, colaboradora da equipe de coordenação da Pastoral, eles visitaram recentemente a Unidade Oncológica, onde foram recebidos pelo oncologista Fernando Medina e pelo provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão.

Correia disse que conhece a excelência do trabalho que o CECAN desenvolve para a prevenção, detecção, tratamento e cura do câncer para Piracicaba e outras 26 cidades da região e revelou a importância da iniciativa lembrando que, hoje, a Pastoral da Saúde de Piracicaba assiste a famílias carentes de 16 cidades. “Estamos felizes e vamos abraçar essa causa ao lado do CECAN e da Santa Casa”, afirmou.

Ele lembra que a Pastoral da Saúde leva assistência a enfermos no Brasil desde  1986, quando foi instituída pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil com o objetivo de promover, educar, preservar, cuidar, defender, recuperar e celebrar a vida.

“Estamos na Santa Casa há 25 anos e atuamos levando conforto espiritual a pacientes por meio do trabalho desenvolvido atualmente no Hospital sob o comando da Irmã Davina Bernardi”, disse o coordenador diocesano 

O provedor agradeceu o empenho voluntário da Pastoral ao longo de todos esses anos e evidenciou a importância do apoio também ao Sábado Sem Câncer. “Sabemos que a prevenção é primordial ao tratamento do câncer”, considerou.

O oncologista Fernando Medina considerou que a prevenção está no DNA do CECAN. “Esta tem sido a nossa missão; nascemos e vivemos por isso”, disse.

Ele lembra que, em respeito às restrições e a este momento de pandemia, a Campanha ocorrerá mediante todos os cuidados preventivos. “Não precisa agendar os exames e os participantes podem doar 1kg de alimento não perecível ou um pacote de fralda geriátrica”, disse.

Ele lembra que o grupo de maior risco para a doença engloba pessoas com idade entre 45 e 65 anos; principalmente quem sofreu transfusão de sangue, fez uso de seringas de vidro, teve ou tem doenças hepáticas e cirrose e os portadores das hepatites B ou C.

Fonte: cecanpiracicaba.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *