Conferência de imprensa “Preparando-se para o futuro, construindo a paz no tempo do COVID-19”

“Não podemos combater uma pandemia se continuarmos lutando entre si e promovendo guerras e conflitos”, diz o Dicastério relançando a mensagem do Papa Francisco

Uma conferência de imprensa intitulada “Preparando-se para o futuro, construindo a paz na época do COVID-19” foi realizada hoje, terça-feira, 7 de julho de 2020, às 11h30, no Gabinete de Imprensa da Santa Sé .

Oradores: Card. Peter KA Turkson, Prefeito do Dicastério para o Serviço Integral de Desenvolvimento Humano e Presidente da Comissão do Vaticano para Covid-19; Irmã Alessandra Smerilli, Coordenadora da  Força-Tarefa de Economia  da Comissão do Vaticano para Covid-19 e Professora Titular de Economia Política da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium; Dr. Alessio Pecorario, Coordenador da  Força-Tarefa de Segurança  da Comissão do Vaticano para Covid-19 e Oficial do Dicastério para o Serviço Integral de Desenvolvimento Humano. 

A conferência de imprensa foi realizada como parte das iniciativas da Comissão do Vaticano para o COVID-19, a fim de relançar a mensagem do Santo Padre sobre o tema da paz e do desarmamento, com vistas a maiores investimentos em serviços públicos de saúde e assistência médica. .

“Agora, em um contexto de pandemia global, não é hora de produzir armas”, começou Alessio Pecorario. “No entanto, os gastos militares globais foram de US $ 1,9 trilhão (300 vezes o orçamento da OMS) e alguns ainda pedem que os gastos militares sejam contrários ao COVID-19”. 

A esse respeito, a irmã Alessandra Smerilli reiterou: “O Papa Francisco nos pediu soluções criativas. Então nos perguntamos: se em vez de fazer a corrida armamentista, estávamos correndo em direção à alimentação, saúde e segurança do trabalho? O que faz pessoas agora?”.

O cardeal Peter KA Turkson lembrou que hoje é mais necessário do que nunca “promover a cultura do encontro em que nos descobrimos como uma família humana, compartilhando os mesmos valores. Solidariedade. Confiança. Encontro. Bem comum. Paz”. Estes são – concluiu o prefeito da DSSUI – “os pilares da segurança humana!”.

Fonte: http://www.humandevelopment.va/it/news/conferenza-stampa-preparare-il-futuro-costruire-la-pace-al-tempo.html

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *