Pastoral da Saúde realizou curso de formação de novos agentes em Monte Alegre

Dando continuidade ao Projeto Formação Itinerante de Novos Agentes da Pastoral da Saúde da Diocese de Uberlândia-MG, a Coordenação Diocesana promoveu, no dia 29 de fevereiro pp, o Curso de Formação de Novos Agentes na Paróquia São Francisco das Chagas na cidade de Monte Alegre. Aproximadamente trinta fiéis responderam ao chamado feito com tanto zelo pelo Pároco Pe. João Júnior, o Vigário Paroquial Pe. Renato e o seminarista Danilo, que também colabora como Assessor Espiritual da Pastoral da Saúde.

A programação foi desenvolvida da seguinte forma: pela manhã:“Os Sacramentos na assistência aos enfermos”(seminarista Danilo); “Introdução: O que é Pastoral da Saúde e Dimensão Solidária” (Dr Rodrigo Guimarães – Coordenação Diocesana – Formação); “Dimensão Comunitária” (Dra. Fabiana Brito – Coordenação Diocesana – Formação); “Dimensão Político-Institucional e Conselho Municipal de Saúde” (José Veridiano – Coordenação Diocesana – Controle Social).

Após o almoço, aconteceu uma Roda de Partilha, com o tema: “Como é a assistência aos enfermos na sua paróquia/comunidade?”, momento rico em que todos puderam manifestar suas experiências e tirar dúvidas. A seguir, “A Espiritualidade do Agente Visitador Hospitalar e Domiciliar” (Dra Yolanda – Coordenação Diocesana – Visitas) e “Aspectos organizacionais e Atuação da Pastoral da Saúde Diocesana” (Ana Maria – Coordenação Diocesana – Projeto Fraldas Solidárias). A Coordenadora Diocesana Edna esteve presente durante toda a Formação.

Ao término, foi realizada uma avaliação, com o SIM da grande maioria dos participantes e a escolha da Coordenação Local da Nova Equipe da Pastoral da Saúde, sendo Coordenador Paulo Rogério, Vice-Coordenadora Alexandra, Secretária Rosiane e Tesoureira Antoniella.

Agradecemos a acolhida da comunidade, o apoio fraterno dos padres João Júnior e Renato, e o empenho do seminarista Danilo para que tudo transcorresse da melhor forma possível.

Assim foi possível dar continuidade a um dos objetivos específicos da Campanha da Fraternidade 2012: “Alertar para a importância da organização da Pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe”.

Também em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2020 com o Tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), seguimos firmes com este Projeto de Formação Itinerante, agradecidos a Deus pela oportunidade de sermos Igreja em Saída.

Próxima Formação em Uberlândia: 26 de abril na Paróquia Bom Jesus às 8h30.

Se esta missão de lutar pela Vida e Saúde em abundância para todos toca você, venha conhecer nosso trabalho!

Saúde e Paz!
Fabiana Brito
Coordenação de Formação
Pastoral da Saúde Diocesana

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *