NOTA DE FALECIMENTO DO PADRE LEOCIR PESSINI

A Coordenação da Pastoral da Saúde Nacional-CNBB, com profundo pesar comunicamos o falecimento do nosso querido Padre Leocir Pessini. Sua morte nos deixou muito surpresos, com sua missão que lhe foi confiada, nos deixou um grande legado.

“Nascido no dia 14 de maio de 1955 em Santa Catarina, Pessini fez os primeiros votos em 1975, a profissão perpétua em 1978 e foi ordenado sacerdote em 1980. Atualmente é o Superior Provincial do Brasil e um dos especialistas em Bioética mais conhecidos e respeitados no país.

Licenciou-se em Filosofia na Escola Nossa Senhora da Assunção de São Paulo e em Teologia na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma. Cursou estudos de estudos em Educação Pastoral Clínica e Bioética no St. Lukes’s Medical Center dos Estados Unidos (1982-85). Doutor em Teologia Moral, com especialização em Bioética. Sua tese de doutorado tem como título Distanásia: até quando prolongar a Vida?, que foi publicada pela Editora Loyola em 2006.

Era superior geral dos Padres Camilianos, foi também coordenador da Delegação de Pastoral da Saúde da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 1994-1997, fez parte da direção da International Association of Bioethics (1997-2005), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética e membro da Equipe de Apoio do Observatório Pastoral do CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano).

Foi vice-reitor do Centro Universitário São Camilo de São Paulo e presidente das Organizações dos Religiosos Camilianos, que inclui 56 hospitais no Brasil.

Foi diretor de duas revistas científicas e publicou mais de 20 livros sobre Bioética, Pastoral da Saúde e Humanização da Saúde.

A preocupação pelo acompanhamento a pessoas no final da vida e suas famílias foi uma constante em sua vida. “De fato, um dos seus primeiros ministérios foi a capelania do Hospital Clínico de São Paulo”.

Devemos sempre lembrá-lo com alegria, gratidão, dando continuidade na missão que nos deixou. Descanse em paz, na presença de Deus, por quem viveu na dedicação total aos irmãos e irmãs. Que seu exemplo seja imitado e sua memória abençoada.

Aos familiares, Amigos, Sacerdotes Camilianos nossos mais sinceros sentimentos.

24 de julho de 2019.

Coordenação da Pastoral da Saúde Nacional-CNBB

https://drive.google.com/file/d/1b5RCQRGyXrSgeXy1BiBnJ3X28FVuQpid/view?usp=drivesdk

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *