Pastoral da Saúde tem nova equipe de Coordenação na Arquidiocese de Uberaba

“Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10,10)” e “que a saúde se difunda sobre a terra (eclo 38,8) “

A partir da realização da Assembleia de Deus em 2016 na Arquidiocese de Uberaba, como Coordenador da Pastoral da Saúde do Regional Leste 2 – CNBB, iniciamos uma aproximação da Coordenação e do Assessor Espiritual da Pastoral da Saúde Arquidiocesana.

Desde então realizamos algumas atividades/reuniões de Formação para os Membros das Pastorais da Saúde, dando continuidade a um projeto já existente, ajustado de acordo com o Novo Guia do Agente de Pastoral da Saúde no Brasil – CNBB, 2ª Edição.

Cumprindo determinação do Regional Leste 2, para que possamos realizar atividades direcionadas às Províncias, com foco nas três Urgências Pastorais para o quadriênio 2015-2019, estamos trabalhando neste início de ano a Província 8 – Uberaba; esta Província é composta pela Arquidiocese de Uberaba, Diocese de Uberlândia, Diocese de Ituiutaba e a Diocese de Patos de Minas. O Arcebispo de Uberaba Dom Paulo Mendes Peixoto, é o seu Coordenador.

Recentemente realizamos formação na Cidade de Araxá e já reunimos na Diocese de Ituiutaba onde ficou definido realizar duas formações. Devido à extensão geográfica da Diocese, faremos uma formação na Cidade de Ituiutaba (22/04) e outra na Cidade de Iturama (29/04) para que os membros das Pastorais da Saúde possam desenvolver suas atividades em conformidade ao que pedem a Coordenação Nacional e o nosso Guia do Agente da Pastoral da Saúde da CNBB 2ª Edição.

A partir de fevereiro de 2018, conseguimos em Uberaba, implementar indicações de membros para compor uma Coordenação Arquidiocesana Colegiada sendo: Ana Maria Freitas Oliveira – Coordenadora; Denise Teresinha de Sales Tibúrcio – Vice Coordenadora; Emília Júlia Mendes de Aguiar – Secretária; Luciana de Oliveira Mateus – Tesoureira e Maria José de Fátima dos Santos – Assessora Técnico-científico; é óbvio que não pode faltar o Assessor Espiritual Padre Selmo Donizetti Mazeto. Já foi realizada reunião de planejamento de atividades para o ano 2018 e que em breve todos/as Coordenadores/as tomarão ciência, inclusive com data sobre a Formação Arquidiocesana, para que a nossa caminhada seja repleta de sucesso e bênçãos.

No Diretório de Pastoral da Arquidiocese de Uberaba e 13º PAPIU 2017-2019, consta como uma das atividades aprovadas na Assembleia de Deus como atribuição da Pastoral da Saúde no ano 2018, a criação do Fórum das Pastorais Sociais; já foi emitido ofício à Arquidiocese-Coordenação de Pastorais para que as providências sejam tomadas e o Fórum seja criado para que possamos cumprir os Documentos 100: – Comunidades de Comunidades e 105: – Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade da CNBB, pois as atividades do Fórum estão contidas no Roteiro “Igreja em Oração” para acolhida do Estandarte da Sagrada Família, escolhida como mensageira do Ano do Laicato, que está peregrinando nas Paróquias para orientar os fiéis sobre a importância de sermos “Sal da Terra e Luz do Mundo(Mt. 5 13-14)”, como compromisso.

Este ano teremos muitas atividades importantes para que os Leigos e Leigas sejam protagonistas, e os Membros da Pastoral da Saúde estão empenhados/as para cumprir o sua Missão de Cristãos e Cristãs batizados/as, e não vão ficar de fora.

Destacamos aqui algumas das atividades planejadas de 2018: Dia Mundial da Saúde (07/04); Dia Nacional da Pastoral da Saúde(09/05); Dia 14 de julho, celebraremos São Camilo de Léllis, fundador da Ordem dos Ministros dos Enfermos e Padroeiro dos Enfermos, dos Profissionais da Saúde e Hospitais; Participação no Congresso Nacional da Pastoral da Saúde e Humanização (São Paulo 01 e 02/09); Grito dos Excluidos ( Uberaba 07/09); Congresso Arquidiocesano de Leigos e Leigas(11/11) com a presença da Auditora Fiscal do Ministério da Fazenda (aposentada) Dra. Maria Lúcia Fattorelli-Coordenadora da Associação para Auditoria Cidadã da Dívida Pública, que ministrará palestra sobre a necessidade de Auditar a Dívida Pública Brasileira; Congresso Interdiocesano da Pastoral da Saúde – Província Uberaba ( Uberaba 18/11); Encerramento do Ano do Laicato (25/11); Encontro de Articulação com a Pastoral Nacional da Saúde no Regional Leste 2(B. Horizonte 08 e 09/12) e tantas outras atividades importantes da nossa Igreja.

Que São Camilo de Lellis, Padroeiro dos Enfermos, dos Profissionais da Saúde e dos Hospitais, nos proteja e nos dê forças suficientes para cumprir nossa Missão de “Priorizar a Vida e Testemunhar o Evangelho no Mundo da Saúde.”

Estava doente e você me visitou! (Mt. 25, 36)

Jurandir Ferreira – Coordenador da Pastoral da Saúde – Regional Leste 2 – CNBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *