15ª EXPOEPI

Os membros da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde do Conselho Nacional de Saúde – CNS se reuniram (27 de junho) para dar continuidade nos preparativos da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. Foram pautadas ações no monitoramento do plano de ação e calendário da comissão no processamento de execução e paralelamente foram apresentados alguns painéis como: Violência contra mulheres, crianças e adolescentes no Brasil, Ações de vigilância em saúde e o modelo de atenção à saúde, elementos essenciais para construção de uma política nacional de vigilância em saúde.

Os membros da Comissão participaram da 15ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

15ª EXPOEPI – Cerca de três mil participantes, de todas as unidades federativas do Brasil, foram inscritos para o evento. Nove oficinas de trabalho aconteceram no pré-congresso, no dia 27 de junho. Entre os dias 28 e 30, os participantes tiveram a oportunidade de visitar 17 painéis temáticos, 15 mostras competitivas, duas mesas redondas e 13 sessões de pôsteres. Durante o encontro, foram apresentados 782 trabalhos e experiências.

A Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi) é uma iniciativa da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. A mostra é reconhecida por difundir os serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de importância para a saúde pública.

Criado em 2001 pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, o evento promove a atualização técnica e capacitação dos profissionais que atuam em diversas frentes, como malária, dengue, imunização, doenças crônicas não transmissíveis e investigação de surtos, entre outras.

CONFERÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – A 15ª Expoepi foi definida como uma etapa preparatória da I Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que acontecerá em novembro deste ano. Para isso, foi realizado na quinta-feira (29 de junho) o painel “Elementos essenciais para a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde”.

Para o Coordenador da Pastoral da Saúde Nacional e Membro Titular da Comissão Alex Motta, esse momento se caracteriza com relevância na atual conjuntura Social e Política como conseqüência dos retrocessos sociais que têm acontecido no país. Envolver a sociedade na busca de uma qualidade de vida ampliada nas três esferas governamentais. Obriga de certa forma, participação social, como um dos elementos essenciais para o fortalecimento da vigilância em saúde e defesa do Sistema Único de Saúde.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *